Quem Foi Acã e Qual Foi o Seu Pecado

Acã e Seu Pecado – Josué 6:17-19

Introdução:

Acã: Este é um nome para jamais ser esquecido. Foi um israelita criado sob os preceitos da lei de Moises, pertencia ao povo de Deus. Estava sob a liderança de dos maiores lideres bíblicos. Ele pecou contra o homem, pecou contra Deus quando roubou dos despojos e trouxe julgamento sobre toda uma nação.

1 – Analisando o Texto

Deus mandou destruir todos os habitantes de Jericó com exceção de Raabe e sua família.  Essa era a primeira batalha e era uma guerra santa, para cumprir a vontade de Deus.  A ordem de Deus era para entregar todos os despojos desta batalha e nada deveria ficar com os líderes ou soldados.

Josué e todo e todo exercito de Israel destruíram totalmente a cidade fortificada de Jericó e fizeram como Deus tinha ordenado: mataram todas as pessoas e animais, queimaram a cidade com fogo, mataram inclusive o rei e seu famosos valentes (6:2) e trouxeram todos os metais valiosos ao santuário de Deus. Mas uma pessoa desobedeceu – Acã.

Na batalha de Jericó Acã viu uma capa babilônica cara, viu também algum ouro e prata e decidiu ficar com eles.

(A) Ele levou o anátema para sua tenda

Escondeu de todos o que tinha feito (Josué 7:20-21).

Mas Deus viu, Deus sempre vê. Prov: 15:3 Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons. Até mesmo as intenções do coração do homem estão descoberta e conhecidas perante o Senhor Pv 15:11

(B) Acã achou que tudo estava bem e ninguém descobriria.

Passou um tempo depois disso, parecia talvez que tudo seria esquecido, porem o preço a ser pago pela sua transgressão foi muito alto.

2 – As Consequências Trágicas do Pecado Encoberto

Poucos dias depois os israelitas travaram uma segunda batalha contra uma cidade pequena quase insignificante, muito mais fácil de conquistar que Jericó. Mas os israelitas perderam a batalha e 36 soldados e muitos outros foram feridos.

O julgamento de Deus estava só começando.

Josué e os anciãos rasgaram a roupa que traziam e prostraram-se perante a arca do Senhor até à noite, chorando e pondo terra nas suas cabeças.

Quando Josué perguntou a razão a Deus, Ele respondeu que os israelitas tinham pecado contra Ele, ficando com coisas consagradas que deveriam ser trazidas . Josué. 7:10-12).

Para consertar a situação, os israelitas teriam que agir rápido e identificar o transgressor e devolver e destruir os objetos roubados juntamente com o ladrão.

Para revelar quem tinha cometido o pecado, Deus ordenou que os israelitas se santificassem.

Acã sabia o que estava acontecendo e não disse nada. Achou que talvez podia sair impune.

No dia seguinte, cada tribo se apresentou diante de Deus e a tribo de Judá foi sorteada. De entre a tribo de Judá, o clã familiar de Acã foram escolhidos (Josué 7:18-19). Finalmente, a sorte caiu sobre Acã.

Agora ele não tinha mais escolha. Ele teve que confessar o seu pecado e revelar as mentiras e onde os objetos todos estavam escondidos.

Então os israelitas já sabiam o que fazer,  pegaram em Acã e todos os seus filhos e filhas e os apedrejaram. Eles queimaram os corpos, os objetos roubados e tudo que pertencia a Acã (Josué 7:25-26).  Deus estava mostrando com esta atitude o quanto Ele abomina a mentira, o quanto ele abomina o ladrão e o quanto ele abomina o pecado encoberto.

3 – Quando as Mascaras Caem

Acã agiu dissimuladamente como nada de errado tivesse acontecido.

Significa: Viver de forma fingida.  Viver uma forma mascarada. O dissimulador é aquele que oculta as coisas com astúcia.  É aquele que não revela seus sentimentos. É um agente secreto do mal.                                                                               

Viveu assim por poucos dias até que o seu pecado foi revelado a todos.

Talvez esse foi o pior pecado dele.  Enquanto ele tinha tempo não orou a Deus, não confessou, não pediu perdão. Seu arrependimento, se é que houve veio tarde demais. O veredito de Deus já havia sido dado: Destruir o anátema.

O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.  Prov. 28:13 

Não houve como Deus traspassar (ignorar) o seu pecado.

O que desvia os seus ouvidos de ouvir (obedecer) a lei, até a sua oração será abominável. Prov. 28:9

4 – Alguns homens que tentaram esconder seu pecado de Deus:

Adão – Tentou se esconder por trás de uma árvore: (Gn 3.8-10);

Caim – Tentou esconder a morte de Abel seu irmão (Gn 4.8-10);

Moisés – Tentou esconder o egípcio na areia (Êx 2.11-12);

Davi – Tentou esconder seu adultério com Bete-Seba e o homicídio de Urias (2 Sm 11.27).

As consequências destas atitudes:

Adão – Foi expulso do paraíso (Gn 3.17,24);  Foi destituído da comunhão com Deus.

Caim – Se tornou maldito e pela terra, marcado com um sinal. Gn 4.11-14

Moisés –  Foi destituído do cargo de segundo mandatário do Egito. Ele teve que viver fugindo do faraó por muito tempo e viver no deserto até achar abrigo em midiã. Êxodo 2:15

Davi –  O Senhor por intermédio do profeta Natã, profetizou que a espada jamais se afastaria da casa de Davi. Assim como Urias foi morto de forma violenta, assim também a violência não se apartaria da casa de Davi. Então, tempos depois, seu filho Absalão, assassinaria seu próprio irmão Amnom, como vingança, por ter este estuprado a irmã deles, Tamar (2Sm 13.1-36). Isso fez com que Joabe matasse Absalão (2Sm 18.14-15).

5 – Vidas Comprometidas

Muitos crentes a semelhança de Acã e desses homens citados acima, estão com suas vidas comprometidas cheias de pecado ou fazendo coisas fora dos padrões estabelecidos por Deus, e vivendo assim, estão vivendo dissimuladamente, tentando se esconder de Deus achando que Ele nunca vai cobrar, vivem como se nada tivesse acontecido.

Vendem uma imagem que não são.

Por fim o pecado vai achar cada um como achou Ananias e Safira (Atos 5:1-10) que a semelhança de Acã também foram mortos por causa da mentira. Na verdade estas pessoas não tiveram o temor de Deus nas suas vidas.                                           

Qual é o pecado que você tem tentado esconder? (Adultério? Pornografia? Desonestidade? Fofoca? Calunia? Falsidade? Mentira? etc.)

Por causa do seu pecado Acã não deixou descendência, nem herança alguma, seus filhos, filhas, esposa e tudo mais foram queimados.

O iníquo foi revelado.

Diz a palavra que “o teu pecado há de ti encontrar – (Núm. 32.23)”

Os israelitas se mantiveram fiéis a Deus e, depois desse incidente, conseguiram vencer todos os seus inimigos mas Acã não estava mais lá para ver isso.

6 – Brincando com Fogo

O pecado central de Acã foi a cobiça. Ele viu a prata, o ouro e a capa e não resistiu ao desejo de os roubar. Mas Acã não estava apenas roubando de um inimigo qualquer.

Tudo que estava em Jericó seria consagrado a Deus.  Ao roubar ou esconder alguns objetos, Acã desobedeceu e desafiou a Deus.

Ele se fez ladrão das coisas consagradas a Deus. lêr Mal 3:8,9

O pecado de Acã teve consequências muito graves. 36 pessoas morreram fora ele e toda a sua familia!  O exército de Deus foi derrotado (v.5b); O povo de Deus esmoreceu e ficaram desanimados (v.5c); O nome de Deus foi escarnecido pelos inimigos.(v.8-9).

Ele levou o pecado para dentro de sua casa e escondeu lá. Infelizmente é coisa comum hoje, e muitos fazem isso quando ficam amarrados pelo inimigo na frente de uma televisão ou computador assistindo coisas impróprias.

O sabor do pecado não durou muito tempo mas trouxe muita desgraça.

Sua esposa e filhos  ficaram expostos a vergonha extrema. Ele mesmo extirpou sua descendência. Apagou sua historia. O que se planta se colhe (Gálatas 6.7-8).

Olhando na historia nenhuma mãe depois disso colocou o nome de Acã em seus filhos.

Sua família foi amaldiçoada, o lugar foi também. As pedras ainda estão lá hoje em dia, e continua a ser chamado aquele vale de: “o vale da Desgraça”.

É bem certo que foi Acã somente quem transgrediu os mandamentos, mas Deus responsabilizou todo o Israel por isso (Josué 7:1). Devemos entender que apesar de Israel ser composta de doze tribos, diante de Deus ele é um só povo e o pecado de um só, afeta e prejudica a todos igualmente. Que lição tremenda para nós! Todo o cuidado é pouco.

Não deixe jamais o anátema entrar na sua vida, sua casa ou sua igreja.

Assim também como igreja, somos um só corpo e, quando um membro sofre, toda a igreja também sofre (1Corintios 12:26,27).

Deus ordenou Josué tomar providências quanto ao pecado de Acã, senão ELE não seria mais com o Povo como disse: “não serei mais convosco, se não desarraigardes (Eliminar) o anátema do meio de vós” (Verso 7:12b)

Quatro coisas básicas a fazer  –  1) Arrependa-se   –  2) confesse  –  3) Peça perdão  4) Faça um proposito com o Senhor de não fazer mais isso.

1 cor 11:31 “Porque, se nós julgássemos a nós mesmo, não seriamos julgados”.           

O tempo em que Acã escondeu o seu pecado foi seu maior inimigo. Quando ele abriu os olhos Deus já tinha dado a sentença de condenação.

Deus te abençoe enquanto é tempo!

Postar um comentário