Há 4 Coisas Impossíveis Depois da Morte

4 HÁ COISAS IMPOSSÍVEIS DEPOIS DA MORTE LC 16:19-31

Introdução: A MORTE É INEVITÁVEL – Apesar dos milhares de laboratórios. Apesar dos inúmeros centros de pesquisas onde trabalham cientistas renomados trabalhando dia e noite para combater a doença, apesar dos milhares de antibióticos já descobertos, ou dos bilhões de dollares já gastos em saúde, a morte continua ceifando 3 vidas a cada segundo. Romanos 5:12 “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.”

Através de toda a sua vida o homem é um “ser destinado para a morte”. Diz o texto que a morte passou a todos os homens. Ela é inevitável e intransferível. “A morte é algo que ninguém por mais rico que seja pode passar para outra pessoa”.

A Bíblia ensina que “…há tempo de nascer e tempo de morrer…” (Ec 3.2). Esse tempo é determinado pelo Deus Criador e Mantenedor da vida. “Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nenhum deles havia ainda (SI 139.16). Você pode marcar uma hora com seu amigo, advogado e não ir, mas existe na agenda de Deus uma hora da qual você ou eu não pode se esquivar. Heb. 9:27 – lucas 12:20

Na historia do “rico e Lazaro” contada por Jesus, a morte veio para o mendigo (Lazaro) e para o rico (Lc 16.22). Não há distinção de cor, credo, raça, idade, grau de instrução ou de poder aquisitivo. A morte é inevitável. Amós 4;12 ….. prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus.

1.) É impossível mudar o destino eterno de quem já morreu

Conforme o ensino dado por Jesus o Pai, afirmou assim para o homem que agora sofria no inferno, “…está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que querem passar daqui para vós outros não podem, nem os de lá passar para nos” (Lc 16.26). Concluimos que: “Todas as suas oportunidades já se esgotaram”

A ênfase na expressão “não podem” ou seja “é impossível”, revela que o querer ou o desejar não é poder. Sendo assim a doutrina católica romana do “purgatório”, como uma possibilidade de alterar o estado espiritual de quem já morreu, não se acha de acordo com o ensino de Jesus. Tambem a doutrina de que homem vai vai ter uma outra chance ou oportunidade de purificar os seus pecados indo e vindo aqui na terra para tentar concertar tudo ( doutrina da reencarnação ) é mera ilusão, trata-se de uma doutrina anti-biblica, portanto falsa.

2. É impossível para alguém que já morreu contatar com alguém que vive

A Bíblia afirma de maneira enfática que quando uma pessoa morre acontecem duas coisas: A) o corpo volta ao pó. B) e o espírito volta a Deus (Ec 12.7). Se houvesse o contato do espírito de uma pessoa que já morreu com alguém que vive, isso somente poderia acontecer com a permissão de Deus (Lc 16.27-31). Entretanto, é o próprio Deus que proíbe e condena a tentativa de comunicar-se com mortos. E Ele jamais praticaria o que Ele próprio na sua palavra proíbe e condena.

(Dt 18.9-11; 9 Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações. 10 Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; 11 Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; Is 8.19). Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos?

3. É impossível Deus mudar a maneira que Ele (Deus) próprio escolheu, para produzir arrependimento naqueles que estão vivos

O homem que estava em tormento pediu a Deus que alguém dentre os mortos fosse ter com os seus familiares. O objetivo era avisá-los sobre a existência do inferno, impedindo-os de irem para aquele lugar. Contudo, Deus, que determina o fim e os meios, já havia providenciado o método da pregação bíblica através do próprio homem para produzir fé e arrependimento naqueles que ainda vivem.

Em Romanos 10:17 “A fé vem pelo ouvir e o ouvir a Palavra de Deus.“ …Eles têm Moisés e os Profetas; ouçam-nos” (Lc 16.29,31 ). Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.

A mediunidade é o método que Satanás tem utilizado para iludir as pessoas, “cegando o entendimento” das mesmas, impedindo-as de aceitar a simplicidade da mensagem do Evangelho. AMIGO LÁ NÃO EXISTE ROTA DE FUGA e DEUS NÃO TEM UM PLANO 2, o rico daria toda sua riqueza por uma gota de água, tarde demais.

Temos o exemplo de Isaú e ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura. 17 Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou. Este verso mostra o carácter de Deus no seu agir. Naum 1:3a O Senhor é tardio em irar-se, mas grande em poder, e ao culpado não tem por inocente;

4. IMPOSSÍVEL O PERDIDO PAGAR OS PECADOS NO INFERNO

O inferno é um lugar de eternas lembranças e desejos insaciáveis . Também será um lugar de eterno arrependimento. Arrependimento tardio!

Verdades que devemos considerar:

1 – O inferno começa no final de uma vida sem cristo

2 – A cruz do calvário foi o único lugar onde a ira de Deus fulminou a Jesus com nossos pecados. Passado, presente e futuros

3 – Se o inferno fosse um lugar para pagar os pecados haveria então a possibilidade de um dia o perdido sair de lá e sendo assim a morte de Jesus não se faria necessária. Todo nosso débito, dívida ou conta foi totalmente paga naquela hora por Jesus. Suas ultimas palavras foram: Esta consumado!

Ao salvo Ele promete: Heb 8:12 Porque serei misericordioso para com suas iniquidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais. Heb 10:17 E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniquidades. Ao perdido Ele diz: Heb. 10.31 Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.

CONSELHO:

Hebreus 3:13 Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; Hebreus 3:15 Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação.

CONCLUSÃO

A pergunta é: Onde você passará a eternidade?

Muitos têm se preocupado com o seu futuro material, (casa, carro, saúde, salário, estudos, ganhar mais e mais, etc..). O homem precisa preocupar-se com o seu futuro espiritual. Não levamos nenhum bem material desta vida para outra. Mas a decisão acerca da sua vida após a sua morte é tomada por você aqui deste lado da eternidade.

Salmos 49:17“ Porque, quando morrer, nada levará consigo, nem a sua glória o acompanhará.

 

Postar um comentário