A Excelência na Vida do Cristão

O que é excelência na obra de Deus ?

É uma dedicação total, sem reservas, procurar se superar a si mesmo, fazer algo com toda diligência, quer dizer procurar aprimorar nossos talentos no melhor que podemos para a glória de Deus. O apóstolo Paulo diz em 2 Tim. 3:17 que: “o homem de Deus deve ser perfeito e perfeitamente habilitado para toda a boa obra. Devemos procurar servir a Deus com toda prioridade e aos irmãos com o melhor que podemos oferecer.  Mat.6:33 Buscai em primeiro lugar o reino de Deus…. A antítese seria: Desleixo, Relaxado, destraido, incompetente, Etc …..

O mundo secular é muito competitivo, e para isso muitos gastam horas de treino; estudo, suor e muita dedicação e treinamento. Por exemplo: nos esportes; um dos melhores goleiros que o Brasil já teve chama-se Rogério Ceni. Ele conta que para aperfeiçoar sua técnica de cobrança de faltas, era o primeiro a chegar aos treinos e o ultimo a sair. Conta também que chegou a treinar em torno de 2.500 a 3.000 cobranças de faltas por mês; Relata ele que antes de sua primeira cobrança oficial, treinou mais de 15.000 vezes. Hoje é o goleiro com mais gols marcados no mundo. São mais de 100 gols.

Airton Sena? Tido como o melhor piloto de fórmula 1, talvez o melhor que o mundo já conheceu isso dito pelo seu adversário numero 1 Michael schumaker. Ele percorria a pé atenciosamente cada circuito um dia antes da corrida para conhecer cada centímetro da pista, que um dia depois passaria quase voando. Morreu precocemente em um acidente com seu carro de corrida em 1994, na pista de Ímola na Itália. Mas ainda deu tempo de ser tricampeão mundial da maior categoria de automobilismo. Eis uma frase desse vencedor: “No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, a dedicação, não existe meio-termo. Ou você faz uma coisa bem-feita, ou não faz.”

1 – Como alcançar alto nível de excelência?

A) Conhecendo a palavra de Deus profundamente. Salmos 1:2 (Bem-aventurado o varão) Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.

B) Tendo uma vida diária de oração e comunhão com Deus. Daniel 6:10   Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.

C) Decidindo vencer a natureza humana carnal. Colossenses 3:1,2   PORTANTO, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.  2 Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;

2) Buscando em tudo fazer sempre o melhor para Deus.

1 Cor 10:31  Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. 

Fil. 2:14  Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; Deus não quer nosso resto, nossa sobra.                 

Efésios 2:10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. Esses versículos por si só já mostram bem nosso dever de crentes que devem estar bem comprometidos em tudo todo o tempo, porque Ele é bom sempre, e sempre Ele é bom.

3 – EXEMPLOS BÍBLICOS DE FÉ

Na bíblia encontramos vários exemplos de pessoas semelhantes a nós, e que decidiram ser excelentes em adoração ao DEUS verdadeiro, cito alguns exemplos:

Abel – Hebreus 11:4 A perfeição de seu sacrifício custou sua própria vida.

Enoque amava DEUS.   Fechou os ouvidos a voz da sua geração perversa que o cercava, para ouvir somente a Deus.  Sobre Enoque diz : Gênesis 5:23 E foram todos os dias de Enoque 365 anos.  E andou Enoque com Deus (Durante 365 anos andou com Deus); e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou. Sua proximidade com as coisas divinas foi tanta, que DEUS o levou para o céu sem passar pela morte.

Daniel é outro personagem bíblico, foi levado cativo para a Babilônia do rei Nabucodonosor e decidiu não beber do vinho ou as iguarias do rei. Em Daniel 1:8: “E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; O jovem Daniel servia em sua geração com excelência.  Mesmo debaixo de provação, foi fiel, corajoso, firme, destemido e vencedor.  Ele venceu suas próprias limitações. O império babilônico caiu, e os medos e persas que vieram depois também caíram, mas Daniel permaneceu, e permaneceu entre os grandes, sendo sempre um dos governadores do reino.

Quão hábil era Daniel em seus afazeres profissionais? Mas ele era mais do um homem disciplinado, dedicado, mais do que um homem inteligente.

Na bíblia diz que ele orava 3 vezes ao dia. Ele se encontrava com seu DEUS, ele se demorava diante de Deus, e não se envergonhava disso: Daniel 6:10.  A história já sabemos, foi feito o decreto que não se adorasse nenhum outro deus se não Dario; e Daniel permaneceu firme, não cedeu, e saiu vivo da cova dos leões, sendo um instrumento nas mãos de DEUS para que o homem mais poderoso do mundo da época, o rei Dario, declarasse por decreto que o DEUS de Daniel era o único DEUS verdadeiro.

4 – VIVER OU SOBRE-VIVER

Temos notado que hoje, a vida de alguns cristãos é morna, patética, não é viva como deveria ser. Estão deixando de ser o sal da terra e a luz do mundo. O bom exemplo de Daniel deve ser imitado e até arder em nossos corações a nos motivar a viver uma vida de entregas.  Falar do amor de JESUS não queima mais o coração dessas pessoas, como no início da vida cristã. Lagrimas quase já não são derramadas, olha-se para o altar na hora do apelo e poucos estão lá.  Os heróis já não se dobram mais perante o rei.

A grande maioria de nossos crentes são feitas de meros espectadores, estão na arena não mais para lutar.  Estamos vivendo uma geração de crente descontente, inconformados com tudo e acomodados com o pecado. Esta geração se continuar assim esta condenada ao fracasso. Geração de crentes lentos, tímidos, desleixados e envergonhados, não há mais excelência nas coisas do Senhor, precisamos despertar enquanto é tempo.

Efésios 5:14 Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.

Rom 12:2 E não sede conformados com este mundo… 

Moisés – Hebreus 11:24 a 26. Diz que Moisés trocou o luxo dos palácios de Faraó pelo deserto. Trocou o prazer passageiro pelo sofrimento junto com o povo de Deus, Moisés podia viver no palácio como príncipe, mas abriu mão de tudo para obedecer a voz de Deus.

5MEU COMPROMETIMENTO COM DEUS DEVE SER DE AMA-LO SEMPRE

Devo ama-LO acima de todas minhas forças e com todos o meus bens, Moisés deu prioridade total, sem reservas.

II Pe 1:5-7  E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, e à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade, e à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade.

Hebreus 12:2 Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.

Quantas oportunidades temos tido para nos achegarmos a DEUS? Quanta luz nos é posta diante de nós? Quantas advertências através de sermões e apelos temos recebido? Encontramos em Colossenses este texto: E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens, sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis.” Colossenses 3:23-24

Se eu sou o professor, que eu seja o melhor professor, se eu sou um fisioterapeuta, que eu seja o melhor que eu possa ser. Que eu seja um ótimo profissional, integro em tudo. Que eu seja o melhor vizinho na rua onde moro.  Na vida espiritual não é diferente; se eu sou um cristão que eu seja o melhor cristão, não uma sombra, não um faz de conta, não um rascunho, que eu seja um crente por excelência.                                                                                                                                              

“Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará.” Salmos 37:5. Esse é um grande convite, entregar nossos caminhos ao senhor, nossas atitudes, nossas escolhas, nossos desejos, nossas decisões. Não podemos ter nossas reservas, Ele deve ter toda a proeminência. A promessa de DEUS não falha, “Ele tudo fará.”

Ele te convida a ser um cristão excelente. Ele não quer que você seja bom, nem ótimo, Deus quer de você e de mim a excelência, o nosso melhor! Quer você hoje ser um cristão comprometido? Um cristão 100%?

6 – EXCELÊNCIA É PRIORIDADE TOTAL SEMPRE

Jesus nos traz em Lucas 16:8b  uma afirmação confrontante: …. os filhos das trevas são mais hábeis em sua geração do que os filhos da luz.

Nota Importante: habilidade aqui significa dedicação, esforço, desenvolvimento do potencial.

Nossa dedicação deve ser total, sem reservas, com diligência. Excelência significa não se contentar com o que somos, é procurar aprimorar nossos talentos para a glória de Deus.

Precisamos viver a excelência em tudo que fazemos, quer seja pregando, ensinando, aconselhando, dirigindo o louvor, tocando no altar, administrando, trabalhando ou em qualquer coisa que façamos. Este é o desafio de Deus para nós. O nosso testemunho pessoal de falar mais muito mais alto que nossas palavras.

Tito 2:7,  Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade,

Fil 4:8 Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

Deut. 18:13  “Perfeito serás, como o Senhor teu Deus”.

Na galeria dos heróis da fé esta escrito:

Hebreu 11:33,34  Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, 34 Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos.

 

Publicar um comentário