2

Pode Um Cristão Verdadeiro Ficar Possesso?

Há uma grande confusão no campo da batalha espiritual, causado por falta de entendimento, doutrinas falsas e teorias relacionadas ao demonismo. Assim como no mundo secular, pessoas são atraídas pelo ocultismo e mundo dos espíritos. Dentro das igrejas de um modo geral, principalmente as carismáticas, há uma ênfase doentia e vários erros relacionados ao assunto. Por isso mesmo, é uma questão de grande importância responder a questão se um cristão verdadeiro pode ou não ficar possesso por espíritos malignos.

Antes de prosseguir, preciso esclarecer algo sobre as origens modernas da teoria de um crente verdadeiro ficar possesso por espíritos demoníacos. Foi Jessie Penn-Lewis, que viveu na época do pregador Evan Roberts, que a meu ver, mais contribui para a teoria de crentes possessos. Autora de inúmeros livros, o mais conhecido “Guerra Contra os Santos” publicado em dois volumes (No Brasil) trata-se de uma obra literária que envolve enganação, batalha espiritual, apostasia etc. É um livro muito bom em diversos aspectos, porém tem falhas teológicas, e precisa ser lido com cautela. As observações de Penn-lewis e Roberts, com relação a certos aspectos do avivamento de Gales, levaram a concluir que crentes estavam sendo possuídos por espíritos enganadores, e a autora adverte para a realidade de que isso acontecerá nos últimos tempos. Miles Stanford, em um livreto sobre temas envolvendo o sobrenatural, abordou essa questão de forma a advertir que Penn-lewis e Evan Roberts promoveram a moderna idéia errônea, de que cristãos podem ser possuído por demônios.  Concordo com Miles Stanford, pois Roberts e Penn-lewis, apelaram para as experiências como regra de autoridade no campo da batalha espiritual e não para a bíblia. É por isso que devemos tomar cautela, ao lermos livros que colocam a experiência acima das escrituras, como autoridade para determinar se algo é ou não verdadeiro.

Há um bom livro publicado em português que trata sobre o assunto da batalha espiritual: “Triunfando na Batalha” de Thomas Ice e Robert Dean, Jr. É o melhor livro sobre o assunto que eu conheço. Os autores também seguem a linha de Miles Stanford. Um crente não pode ficar possesso por demônios. Eu também concordo, porém quero abrir uma lacuna nessa afirmação, sei que as escrituras afirmam e creio que realmente um cristão verdadeiro não fica possesso por espíritos demoníacos, porque a bíblia como autoridade em questões doutrinarias não dá suporte para tal teoria. Então precisamos ficar com as Escrituras. Primeiro desejo citar algumas passagens que afirmam e confirmam o fato de que um cristão salvo não pode ficar possesso. (Como possessão, desejo esclarecer que a possessão demoníaca ocorre  quando  um espírito maligno toma posse, domina e controla uma pessoa)

Um verdadeiro cristão não pode ficar possesso porque ele é selado com o Espírito Santo  na obra de regeneração que ocorre na conversão (Efesios 1:13 e 4:30), esse Espírito Santo passa a habitar para sempre no salvo. Repito: o Espírito Santo habita para sempre no homem regenerado, Cristo ensinou isso claramente em João 14:16. Por isso o homem salvo não está vazio, mas tem o Espírito Santo habitando dentro dele. Ora como pode o Espírito Santo e um demônio habitarem num mesmo corpo que  tornou-se o templo do Espírito Santo? (II Coríntios 6::16) andarão os dois juntos se não estiverem de acordo? (Amós 3:3) o verdadeiro cristão  é um santuário onde o Espirito do Senhor faz habitação. (I Coríntios 6:19)  Agora entenda que, o Espírito Santo habita no salvo, segue a declaração do apostolo João que diz : “maior é aquele que está conosco do que aquele que está no mundo”(I João 4:4) por isso mesmo, a força de resistir ao diabo para ele fugir está no salvo (Tiago 4:7) para um verdadeiro Cristão  a norma não é que o diabo entre nele, mas que fuja dele. É a bíblia que ensina isso.  As Escrituras afirmam que o salvo é guardado do maligno, e é o Senhor quem faz isso (II Tessalonicenses 3:3) estaria Ele mentindo? A bíblia está mentindo? Com toda certeza, não! Além disso, vimos em outra passagem que o inimigo não toca nos verdadeiros cristãos regenerados (I João 5:18). Sabemos que até mesmo a tentação que um cristão enfrenta é controlada por Deus (II Pedro 2:9), daquelas mais intensas, o Senhor guardará completamente o cristão salvo (Apocalipse 3:10).

A bíblia como autoridade em questões doutrinarias ensina que um cristão verdadeiro não pode ser possuído por demônios. Isso não significa que não experimente conflitos ou opressão. Mas nesse caso, trata-se de outro assunto. Agora gostaria de abrir uma lacuna aqui. Porque Jessie Penn-lewis, que foi citada no começo desse artigo juntamente com Evan Roberts, pelas experiências e observações concluíram que um cristão pode ser possuído por demônios. Nesse caso, a única alternativa que existe para explicar pessoas que confessavam a fé cristã ou que freqüentavam a igreja e ficaram possessas, é que não  são verdadeiramente regeneradas. Pseudo cristãos, podem se passar como verdadeiros cristãos, e nesse caso, são apenas vitimas de conversões psicológicas e ainda continuam debaixo da autoridade das potestades malignas descritas em Efésios 2:2. Mesmo após uma reforma religiosa, ainda continuará vazio aquele coração que por causa da falsa conversão, sofreu algumas mudanças, porém não se tornou uma nova criatura (II Coríntios 5:17) nesse caso, Cristo mesmo ensinou que um espírito imundo sai do homem, e depois volta a habitar no mesmo lugar, se encontrar a casa organizada, mas vazia, ou seja sem a presença e sem o selo do Espírito Santo (Veja Mateus 12:43 e 44) Creio que isso explica porque um falso evangelho produz falsos crentes, e nesse caso,  muitas pessoas acabam sofrendo uma lavagem cerebral , são convencidos emocionalmente ou são levados a aceitar uma conversão forçada, por terrorismo psicológico, como o autor já presenciou inúmeras vezes. De qualquer forma, um falso evangelho produz falsas conversões e então mesmo que tal pessoa professe a fé cristã, seja batizada, tenha carteira de membro freqüente reuniões etc.  Ainda assim, não está debaixo da proteção divina, como no caso de uma pessoa regenerada.

De qualquer forma, pelas Escrituras sagradas, entendemos que o caminho do homem regenerado é ter comunhão com Cristo, ele esta debaixo da proteção divina e vive uma vida consagrada a Deus “Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade”(II Timóteo 2:19)

Sede Sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar, ao qual resisti firmes na fé. (I Pedro 5:8 e 9(

Sujeitai-vos pois, a Deus e resisti ai Diabo e ele fugirá de vós (Tiago 4:7)

Autor: Clávio J. Jacinto

Comentários (2)

  1. Pastor Moises says:

    FANTASTICO, MUITO BOM ! PODE-SE APRENDER MUITO COM OS ESTUDOS DO IRMÃO CLAVIO JACINTO.

  2. Pra Edivaldo Araújo da Costa says:

    Muito ótimo guando perguntado o que acho sobre este assunto, sempre comparo mais facilmente para o melhor entendimento procuro mostrar que a física nos afirma que dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço sendo se o nosso corpo é o templo do Espírito Santo jamais haverá lugar para espirito de demônios, etc,etc…..