Nenhum comentário ainda

Carnaval: A Sedução da Carne

700 anos antes de cristo vemos uma clara advertência sobre festas pagãs da época que eram muito parecidas com o Carnaval atual. 

ISAIAS  5:11  Ai dos que se levantam pela manhã, e seguem a bebedice; e continuam até à noite, até que o vinho os esquente!  12 E harpas e alaúdes, tamboris e gaitas, e vinho há nos seus banquetes; e não olham para a obra do Senhor, nem consideram as obras das suas mãos.   13 Portanto o meu povo será levado cativo, por falta de entendimento; e os seus nobres terão fome, e a sua multidão se secará de sede.  14 Portanto o inferno grandemente se alargou, e se abriu a sua boca desmesuradamente; e para lá descerão o seu esplendor, e a sua multidão, e a sua pompa, e os que entre eles se alegram.  15 Então o plebeu ((pobre) se abaterá, e o nobre (rico) se humilhará; e os olhos dos altivos se humilharão

1 Será Que Vale a Pena?

Vemos nos versículos acima uma descrição de como Deus vai lidar com os foliões. Diz que serão levados cativos como preço de seu pecado, serão abatidos de seu esplendor e de suas pompas, sua alegria cessará para sempre e por fim levados juntos serão ao inferno.

Não há nada de inocente no carnaval, Cuidado! É impossível alguém entrar no esgoto e sair de lá sem se sujar. A alegria do verdadeiro cristão não depende de festas de carnaval, e se depende é porque você nunca nasceu de novo.

2 cor 2:11 “Porque não ignoramos os seus ardís”.

Entendendo a Origem:

O Carnaval que hoje conhecemos com suas festas promiscuas, com satanaz disfarçado de “rei momo”,  com sua multidão de mortos vivos, perambulando nas ruas como verdadeiros zumbis em busca do pecado, o carnaval de hoje com suas figuras macabras em um só frenesi exaltando os deuses dos terreiros de macumba, teve suas raízes nas festas gregas realizadas por volta do ano 600 antes de Cristo.  Era uma forma de agradecimento aos deuses pela produção agrícola, mas o nome “Carnaval” e sua popularização se devem, principalmente, à iniciativa da Igreja Católica Romana primitiva, que adotou a festa no século VI d.C. como uma espécie de despedida aos prazeres da carne nos dias que antecedem à quaresma.

Nos quarenta dias de penitência, inspirados no jejum de Cristo no deserto, o católico não poderia comer carne.

Por isso, realizava-se, nos três dias antes da quarta-feira de cinzas, o “carne vale”, que em latim significa “adeus à carne”. Era a oportunidade para que fosse consumida a carne e outros alimentos que, se guardados, apodreceriam durante a quaresma.

Os três dias de folia, são o tempo suficiente para milhares de lares serem destruídos por causa da infidelidade de um ou do outro. Acontecem as mortes por overdose de drogas, abuso de bebidas alcoólicas,  ou aumento das mortes e mutilações permanentes por acidentes de trânsito, assaltos, grande número de homicídios por brigas e vários por uso de álcool e drogas por adolescentes, jovens, adultos. Quantos adolescentes tem sua iniciação sexual na loucura dos dias de Carnaval. Milhares de meninas ficam grávidas prematuramente.

Essas grávidas do Carnaval irão recorrer ou a um aborto ilegal, onde correram risco de morrer, ou darão a luz a um filho que nascerá e se criará sem um pai verdadeiro, viveram praticamente sem identidade, sofrendo a vida inteira pela irresponsabilidade da mãe e das avós.

Muitas delas vão engrossar ainda mais o número crescente de prostitutas nas ruas e bordeis.

Quantos meninos e meninas roubadas de sua inocência e pureza!  Aos milhares terão sua iniciação no homossexualismo.

Quanta violência… Quanta loucura em nome do prazer! Um prazer passageiro, que não é completo, que não satisfaz as necessidades da alma humana, pelo contrário, só aumenta a solidão, as frustrações e traz o peso da culpa. No fim de tudo, a alegria se transforma em arrependimento tardio e tristeza permanente.

Essa alegria dura poucos dias, mas a tristeza vinda do pecado pode durar a vida toda.

A prostituição, o adultério e as drogas destroem vidas preciosas e muitos vão guardar como lembranças do Carnaval as doenças sexuais, gravides indesejadas e muitas feridas na alma.                                

2  É Inclinação Natural da Carne!

1 joão 2:15-17 ( acf )  Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.  16 Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.  17 E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

O Carnaval é uma festa pagã onde há licença para pecar e por isso Deus abomina. É uma festa onde nitidamente satanás se transforma em um anjo de luz.

Gálatas 6:8 “Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição, mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna.”

Romanos: 8:5-8 Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.  6 Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.  7 Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à (Obediência da ) lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.  8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.

3 – Tolerância (ou Condescendência) Com o Mal.

A principio para alguns crente não parece tão mal assim cair na folia por uns dias, mas não vai demora muito para descobrir que caiu na armadilha do inimigo. Quantos crentes estão tão condescendentes com o pecado em suas vidas pessoais, que nem o percebem mais a gravidade do momento! Estão com as suas consciências já cauterizadas. O mal tornou-se algo “normal”.

Todo o cuidado é Pouco. 2 cor 4;4 diz:  Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos….

VENDENDO SUA ALMA AO DIABO:  O diabo sussurra no ouvidos de muitos coisas como: A vida é uma só! Afinal você também não é de ferro.  É hora de dar um tempo pra igreja! Você é jovem ainda tem muito tempo no futuro para se arrepender e concertar tudo, será?

Conta-nos uma ilustração que “houve uma reunião entre as hostes espirituais do mal para se traçar planos sobre como levar mais gente para o inferno.

Várias opiniões foram dadas. Dentre elas:

A – Dizer que a Bíblia é mentira; Que ela não é a palavra de Deus

B – Dizer que Jesus não é o Filho de Deus;

C – Dizer que o arrependimento e a fé em Jesus são desnecessários.

Mas a mais aplaudida de todas foi: Dizer que a Bíblia é verdadeira, que é a Palavra de Deus; dizer que Jesus é o Filho de Deus; dizer que é necessário sim o arrependimento e a fé em Jesus; mas também dizer que isto tudo pode ser adiado para mais tarde, quando se estiver mais velho, mais vivido, dizer que o importante é aproveitar o máxima agora.

Lucas 12: 19-20    E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. 20 Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?

Se você é um salvo, o diabo não pode mesmo tirar a tua salvação mas pode quebrar teus ossos, tuas pernas e braços e fazer você espiritualmente rastrejar pelo resto da tua vida.

Cuidado com Deus não se brinca.  Gal 6:7 Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.

4  Que Atitude Deus Espera de Mim?

A ignorância têm cauterizados o entendimento e a lucidez da mente de muitas pessoas que se deixam usar por ele.  O inimigo de nossas almas tem cegado o entendimento, porém Deus adverte com muita rigidez em Sua palavra:   O Senhor é longânimo  e grande em misericórdia, que perdoa a iniquidade e a transgressão, que o culpado não tem por inocente, e visita a iniquidade dos pais sobre os filhos até à terceira e quarta geração”.  Num 14:18

Efesios 5:14 Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.

O Senhor Jesus fala em apocalipse: Carta a igreja de Éfeso na Asia:

(Apocalipse 2.6). Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.

Os Nicolaítas eram pessoas liberais que, apesar de confessarem crêr no Senhor Jesus, criam também na possibilidade doutrinária de conciliar as obras da carne com o fruto do Espírito Santo. Esses tentavam introduzir nos cultos cristãos elementos do paganismo, trazendo isso para dentro das igrejas de Éfeso e pergamo. Note de novo, Ele diz: …as quais eu também odeio. Odeie você também!                          

5 Considere as Advertências a Seguir:

Placas de advertências são colocadas diariamente ao longo de nossa vida por Deus para nos ajudar a não cair nas astutas ciladas do inimigo, considere algumas:

Efesios 3:11  Tomai pois toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo”

Salmo 101.3   “Não porei coisa má diante dos meus olhos. Odeio a obra daqueles que se desviam; não se me pegará a mim.”

Isaías 5:20 diz:  Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal; que fazem da escuridade luz e da luz, escuridade; põem o amargo por doce e o doce, por amargo.

Ef 5:11  e não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as.

l cor 5:9 Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem;

Ap.2:20,23 João escrevendo a igreja de tiatira (Turquia) Mas algumas poucas coisas tenho contra ti que deixas (toleras) Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que forniquem e comam dos sacrifícios da idolatria. … (23) eu sou aquele que sonda as mentes e corações….

Postar um comentário