3

Jesus, o Único Caminho, a Única Porta e o Único Meio de Salvação

“Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por Mim” (João 14:6).

Para serem salvas, as pessoas se esforçam, procuram ser pessoas boas, honestas, íntegras mas … nada disso poderá levá-las para o céu, pois a Palavra de Deus nos diz claramente que somente JESUS é … O ÚNICO CAMINHO, A ÚNICA PORTA e o ÚNICO MEIO de nos dar a vida eterna.

JESUS O ÚNICO CAMINHO

É o próprio Jesus quem afirma em João 14:6 que ninguém vem ao Pai senão por Ele. Mas, mesmo Ele fazendo esta afirmação, muitos ainda procuram outras pessoas (como Maria, a mãe de Jesus) ou meios (como boas obras, boa conduta, o cumprimento da lei) para se salvarem do inferno eterno e literal. Porém, o Senhor nos diz que … “Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte” (Provérbios 16:25).

Todos os meios que o homem procura para se salvar, para ir para o céu após a sua morte física, levam-no à destruição.

É o “inimigo de nossas almas” que tenta desviar a nossa atenção do único e verdadeiro caminho que pode nos levar para o céu … Jesus Cristo.

Minha amiga, a religião que eu e você seguimos, as boas obras que, de coração, fazemos, os mandamentos que nos esforçamos para cumprir não nos dá a vida eterna junto ao Senhor.  Jesus é o único caminho que pode nos conduzir ao céu.

JESUS A ÚNICA PORTA

Em João 10:9, Jesus diz … “Eu sou a porta; se alguém entrar por Mim salvar-se-á …”
Se você é daquelas pessoas que dizem … “Eu sei que Jesus é a porta para o céu mas ‘eu acho’ que vou deixar para depois! Afinal de contas, eu já vou à igreja todos os domingos e rezo a Deus, todas as noites!” cuidado, pois ninguém sabe se estará vivo daqui a cinco minutos e, depois de sua morte não haverá mais chance de arrependimento. Veja a história do rico e de Lázaro (Lucas 16:19-31). O rico, já no inferno, pediu a Abraão que tivesse misericórdia dele dizendo: “… manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama” (Lucas 16:24). Se houvesse uma possibilidade do rico se arrepender e sair destas chamas, como ele mesmo diz, certamente que ele pediria a Deus e Deus o atenderia mas … não há esta possibilidade, pois o dia para você se salvar é HOJE  como a própria Bíblia diz em 2Co 6:2 ” Ouvi-te em tempo aceitável E socorri-te no dia da salvação; Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação”

Jesus é a porta que nunca se fecha. Ela está sempre aberta para todos os que querem entrar por ela como também para os que não querem.
*Se você faz parte do grupo que quer entrar por esta porta e quer aceitar Jesus como seu Salvador pessoal, você já começa a fazer parte da família de Deus. Você é, agora, uma filha de Deus e tem a sua salvação segura nas mãos dEle. No evangelho de João 1:12 o Senhor nos diz … “Mas, a todos quantos O receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no Seu nome.”
*No entanto, se você faz parte do grupo que não quer entrar por esta porta, então você é apenas uma criatura de Deus e ainda não está salva. No evangelho de João 3:18 o Senhor também nos diz … “Quem crê nEle não é condenado; mas quem não crê já está condenado porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.”
Minha amiga, cuidado, pois esta porta, um dia, vai se fechar e pode ser até hoje mesmo. E, quando ela se fechar, vai ser muito tarde para você se arrepender.

A Bíblia nos diz, claramente, que existe um céu literal e um inferno literal.

> Céu literal … “E ouvi uma grande voz do céuque dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles,e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas” (Apocalipse 21:3-4).

Inferno literal … “Os ímpios serão lançados no inferno, e todas as nações que se esquecem de Deus” (Salmos 9:17).

Minha amiga, antes de você decidir se vai ou não entrar por esta porta, abra a porta do seu coração e deixe Jesus entrar. Ele, neste momento está junto a você esperando apenas que você O convide. Veja o que Ele está lhe dizendo … “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo” (Apocalipse 3:20).
Abra a porta do seu coração e deixe Jesus entrar e, depois, entre pela única porta que a levará para o céu e lhe dará a vida eterna … JESUS CRISTO.

JESUS O ÚNICO MEIO

Sim, Jesus é o único meio de podermos chegar ao céu. Nada nem ninguém, a não ser Ele, tem os requisitos exigidos por Deus Pai para perdoar os pecados da humanidade.
Nem eu nem você podemos fazer nada pela nossa salvação, pois somos imperfeitas, pecadoras …
No Velho Testamento, para o povo judeu ser perdoado de seus pecados tinha que imolar um cordeirinho sem nenhum defeito. O sangue tinha que ser derramado para que os pecados fossem perdoados.
“E se a sua oferta for de gado miúdo, de ovelhas ou de cabras, para holocausto, oferecerá macho sem defeito” (Levítico 1:10).

Tudo isto era apenas um símbolo do verdadeiro Cordeiro de Deus, sem defeito, puro, sem nenhum pecado que veio ao mundo, foi morto e derramou o Seu sangue para que todo aquele que O aceitasse e aceitasse este sacrifício na cruz, fosse salvo. Veja o que João Batista diz sobre Jesus … ” Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (João 1:29).

Veja minha amiga, eu nem você nada podemos fazer para preencher estes requisitos exigidos por Deus. Eu e você já nascemos com o pecado que herdamos de Adão. Eu não sou perfeita e, apesar de ser uma nova criatura (“Assim que, e alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” [2 Coríntios 5:17]) trago ainda comigo aquela natureza velha e pecadora. Minhas boas obras são como trapo de imundícia. Meu esforço para se uma boa esposa, boa mãe, boa filha, boa amiga não servem de nada para a minha salvação.
Então, reconhecendo o quanto o meu esforço de nada vale para eu ser salva, tenho que me humilhar e reconhecer que somente Jesus pode me dar a vida eterna no céu, junto a Ele.
Só Jesus è o caminho, a porta e o meio de salvação para todo aquele que nEle crê.

Agradeço a Deus por ter enviado o Espírito Santo para me convencer de abandonar o caminho largo do mundo e me conduzir pelo caminho estreito onde, lá adiante, havia uma porta (Jesus Cristo) através da qual entrei e recebi a salvação eterna. E … esta salvação nunca dependeu de mim para poder preservá-la. Mas, como diz João 10:28-29, ela está segura nas mãos do nosso Senhor e Salvador … “E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da Minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las das mãos de Meu Pai.”

Minha amiga, aceite este único caminho, esta única porta e este único meio que é Jesus Cristo e comece, agora mesmo, a fazer parte da família de Deus.

Eu já me tornei uma filha de Deus e sei onde vou passar a eternidade! E você?

Autor: Valdenira Nunes de Menezes Silva

Fonte: solascriptuta-tt.org/DoCoracaoDeValdenira/

 

Comments(3)

  1. Responder
    Reinaldo Munhoz says:

    Perfeitamente, concordo com tudo que foi escrito, palavras sabias, essa é a verdadeira
    palavra de Deus, bem fácil de compreender, só não consegue entender, que não quer
    ter um compromisso com Deus.

  2. Responder
    Marcelo says:

    Bom dia.
    1) Como as pessoas eram salvas antes da vinda de Jesus? Existiam aquelas que tinham o conhecimento do Deus de Israel e outros povos que não tinham conhecimento do Deus de Israel para os quais Deus não tinha se revelado.Vamos pensar nos indígenas e aborígenes que viviam isolados da civilização ou até mesmo os povos que viviam em outros continentes.
    2) A partir de que momento as pessoas são salvas por meio da fé em Jesus? A partir do início do seu ministério aos 30 anos em que Ele proclama as boas novas ou a partir da sua ressurreição?
    3) Como fica a situação daqueles que estavam salvos antes da vinda de Jesus e que não tomaram conhecimento a respeito Jesus e vieram a falecer? Fica valendo para eles somente a fé em Deus ou precisariam ou pelo fato de não confessarem a Jesus eles estariam perdidos, pois o processo de salvação mudou?
    4) Se eles foram salvos antes da ressurreição de Jesus e continuaram salvos mesmos sem ter confessado a Jesus por não tÊ-lo conhecido, esse princípio poderia funcionar para aqueles que, “depois da ressurreição de Cristo”, viessem a crer em Deus e aceitá-lo sem ter especificamente conhecido a Jesus e sua história de redenção? Neste caso haveria uma possibilidade de salvação sem precisamente ser por meio de conhecimento de Jesus, mas sim pelo atitude de crer em Deus a partir do seu conhecimento por meio da natureza ou outro fator.
    O que vc pensa a respeito desses questionamentos?
    Abraços

    • Responder
      ibbfloripa says:

      Olá, muito obrigado por suas palavras e questionamentos. Eles são legítimos e merecem toda nossa atenção e reflexão.

      Tentaremos responder de forma resumida focando no que é principal e que exige um esclarecimento direto, porém, se você achar que não está claro o suficiente, gostaríamos de ter a oportunidade de ampliar a questão ok?

      1) Salvação antes da vinda de Jesus.
      Esta questão será respondida observando duas perspectivas, A e B.
      A- Para o povo de Israel que conhecia o plano de salvação de Deus.
      A salvação sempre foi obtida por meio da fé. Segundo Hebreus 11:6 “sem fé é impossível agradar a Deus”. Mesmo em uma época onde o sacrifício salvífico de Jesus ainda não tinha sido consumado na cruz, Deus exigia fé no messias que haveria de vir. Pessoas como Abraão, Davi, Daniel, Ana, Raquel ou qualquer outra pessoa conhecedora das ordenanças e promessas descritas no A.T. tintalham, antecipadamente, fé no futuro Messias. Essa esperança no futuro Salvador de Israel que haveria de vir eram-lhes imputadas por fé e está fé obtinha de Deus a graça salvadora dispensada aquele indivíduo.
      B- Para os povos que desconheciam e desconhecem a Deus e seus planos de salvação.
      Deus se revela a humanidade de duas formas, a Especial e a Geral.
      A revelação Especial é quando Deus se revela ao mundo na pessoa de Jesus Cristo.
      Aprouve a Deus, em determinada época e lugar, revelar-se por meio de seu filho Jesus Cristo a mais de 2000 anos atrás. Esta revelação Especial está registrada no Novo Testamento grego. Chamamos estes registros de Evangelho (Boas Novas) do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
      A revelação Geral é o meio pelo qual Deus se revela a todos os homens que já viveu ou vivera na face da terra. Se chama Geral por abranger de forma indiscriminada toda e qualquer pessoa dotada de consciência. Esta forma geral de revelação pode ser percebida de duas maneiras principais:
      1º) Deus se revela a todos os homens pela criação. A matéria existente, incluindo a nós mesmos, é prova incontestável, tanto a ateus ou crédulos, de que um ser superior existe. O livro de Rm.1:20 nos esclarece bem sobre esta face da revelação Geral. (vc já citou esta ideia na parte 4 da sua pergunta)

      2º) Somos seres moralmente responsáveis. Todos somos criaturas de Deus, e o homem (e a mulher) são criaturas diferenciadas do resto da criação pois, por
      carregarmos características semelhantes ao nosso criador, possuímos qualidades morais como justiça, amor, certo e errado, sentimentos únicos dados a todas os seres humanos sejam estes, ateu, crente, índio, aborígine, civilizado ou não.
      A Salvação destes é determinada também pela fé à verdade. O primeiro passo de fé é querer fazer o que é certo, fazer o que é reto, fazer o que é bom. Deus é o maior interessado na salvação dos homens e se empenhará em salvar todo aquele que o buscar, esteja onde estiver (Jo.4:2). Deus também nos julgará no último dia levando em consideração a luz que cada um recebeu (seja esta luz interna, a consciência, ou externa, a criação. Seguindo este raciocínio veja o que Deus permitiu que Paulo relatasse sobre tais pessoas (os gentios): “Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei; Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os”(Rm.2:14,15). Sendo assim toda a humanidade será julgada segundo estes princípios colocados por Deus, “De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. (Rm.14:12).

      2) A partir de que momento as pessoas são salvas por meio da fé em Jesus?
      Crer em Jesus não é crer que Ele existiu simplesmente, mas é confiar que ele fez o resgate necessário por cada um de nós na cruz. A salvação é a ação de resgate planejada e executada por Deus em benefício da humanidade. Salvação não pode ser obtida mediante qualquer atitude ou esforço por parte dos homens. A salvação é um ato exclusivo de Deus que oferece amorosa e graciosamente a todos os homens. Cabe a nós, seres já condenados pelo pecado (Jo.3:18), receber pela fé em Jesus a maravilhosa salvação ofertada a todo aquele que crê.

      3) E os que já estavam salvos?
      Bom, se entendi direito, acho que já respondi parcialmente esta pergunta na resposta 1, mas para complementar eu diria que depois da morte salvo é salvo não importando em que circunstâncias este foi salvo, se antes de Jesus ou depois de Jesus. Todo salvo antes do sacrifício foram salvos por terem fé no Salvador que viria e todos os que são salvos depois, é porque confiam no Salvador que já veio.

      4) Esta 4ª pergunta ficou um pouco confusa para mim. Se as respostas 1, 2 e 3 já não a respondeu peço que reformule de uma outra forma, ok?

      Fique a vontade para mais perguntas e comentários ok? Que Deus o abençoe ricamente em Cristo.

      Att, Pedro Lavelli.

Postar um comentário