Nenhum comentário ainda

A Guarda do Sábado de Acordo Com as Escrituras

O Pentateuco da às regras sobre a guarda do Sábado, a bíblia interpreta a bíblia, ela dá os mandamentos e orienta como devem  ser obedecidos.  Essa é a regra, fora disso são meras conjecturas ideológicas.

 No  sábado, ninguém deveria sair de suas casas. Essa é a descrição clara de Êxodo 16:28,29. O que significa não sair de casa? Significa ficar dentro dela! A conclusão é lógica!

No sábado não deveria um judeu, cozinhar e nem servir alimentos como lemos em Êxodo 16:23, essa era a orientação que os judeus receberam, a guarda do sábado estava sob essas condições, entender isso é aceitar a bíblia como autoridade final sobre esse assunto

Em Êxodo 20:10 e 34:21 está escrito que um judeu não deveria  fazer serviço algum no sábado, era um cessar das obras e de todas as atividades, as passagens são claras. Mesmo assim muitos sabatistas não param suas atividades no sábado, por exemplo em seus hospitais eles cozinham, prestam atendimento, outros praticam exercício no sábado etc. Isso não é um cessar de obras. A palavra sábado, significa cessar e não somente descansar. Quando o Criador terminou a obra da criação, ele cessou no sétimo, mas não descansou, porque? Porque Deus não se cansa. (Isaias 40:28) Interessante notar que de alguma forma, Jesus explica que os sacerdotes quebravam o sábado, a bíblia descreve que qualquer atividade ou mobilidade para fora das prescrições era como uma quebra do descanso “Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa”? (Mateus 12:5)

Não se acende fogo nenhum no dia de sábado, como lemos em Êxodo 35:1,3, os que acendiam fogo nesse dia, eram punidos com a pena capital, eram condenados a morte como lemos em Êxodo 31:14,15  e  35:2

No dia de sábado, também não se levava nenhum tipo de carga como lemos em Neemias 13:15 compare com Jeremias 17:27. Aqui temos a norma, nenhum tipo de carga, nada mesmo.

Não comprar e nem vender conforme lemos em Neemias 10:31 comparando com Amos 8:5, porem vimos essas atividades em hospitais adventistas por exemplo.

Agora observe que essa era a vontade de Deus prescrita no antigo testamento e não a opinião humana é a autoridade final em questões de fé e pratica (Isaías 8:20 e 58:13)

Note que as Escrituras advertem “Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las”(Gálatas 3:10) o que se entende por todas as coisas escritas no livro da lei?

Outro fato interessante, os mandamentos da lei estão intercalados um ao outro, de sorte que, a quebra de um conseqüentemente torna-se a quebra de todos os mandamentos Qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos“(Tiago 2:10)

Resta-nos olhar para Cristo: “O fim da lei é Cristo é Cristo para a justiça de todo aquele que crê”(Rom. 10:4)

Autor: Clavio J. Jacinto

Nota: A ordem dos versículos foi tomada de artigo de Rey Cantu, para adaptar-se ao presente estudo.

Postar um comentário